A transfiguração

Jesus transfigurado nos dá novo alento em nossa caminhada quaresmal. As leituras apresentam pistas para a nossa transfiguração.

A 1ª leitura (Gn 15,5-12.17-18) nos fala da fé de Abraão.  Abraão já está velho, sem filhos, sem a terra sonhada e sua vida parece condenada ao fracasso. Deus lhe garante a posse de uma Terra e uma descendência numerosa. Ele confia totalmente em Deus e se põe a serviço dos desígnios do Senhor.

Na 2ª leitura (Fl 3,17-4,1), Paulo mostra sua fé na transfiguração, apesar do que via e condenava na comunidade: “Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorificado”.

No Evangelho (Lc 9,28-36), Jesus está a caminho de Jerusalém com os Apóstolos. O 1º anúncio da Paixão provoca neles uma crise profunda. Para reanimar a fé abalada deles, Jesus, no Tabor, se transfigura. Moisés e Elias representam a Lei e os Profetas, o Antigo Testamento que já cumpriu sua tarefa. O Pai pede que escutemos o seu Filho. Os três discípulos não querem descer da montanha e enfrentar o mundo e os problemas. Eles representam os que vivem de olhos postos no céu, mas alheados da realidade da vida. A nossa fé deve ser vivenciada não apenas no Tabor, mas também no Calvário, na dura realidade de todos os dias.

Campanha da Fraternidade 2022. Transfigurar a educação é: incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.

Bom domingo! Deus te abençoe!

Fonte: Diopuava


Dom Amilton Manoel da Silva, CP é um missionário passionista e  bispo diocesano de Guarapuava  PR.