Memória de São João Batista

Hoje a Igreja faz memória de São João Batista o Precursor do Messias esperado por todos. Sobre São João Batista temos as narrações dos evangelhos, em particular Lucas, que nos fala do seu nascimento, da sua vida no deserto, da sua corajosa pregação, e de Marcos que nos refere sua morte. Pelo evangelho e pela tradição podemos reconstruir a vida do Precursor, cuja palavras de fogo parece na verdade com o espírito de Elias. No ano décimo quinto do imperador Tibério (27-28 a. C.), o Batista, que tinha vida austera, segunda a regras dos nazireus, iniciou sua missão, convidando o povo a preparar os caminhos do Senhor, pois era necessária uma sincera conversão para acolhê-lo, isto é, uma mudança radical de vida e das disposições do espírito. Dirigindo-se as toda as classes sociais, despertou o entusiasmo entre o povo e o mau humor entre os fariseus, a assim chamada a aristocracia do espirito, cuja hipocrisia ele reprovava. A estas alturas, figura popular, negou categoricamente ser o Messias esperado, afirmando a superioridade de Jesus: “Agora minha alegria se completou: ele deve crescer e eu diminuir” ( Jo 3, 29-30). Sabemos que fim teve: por ocasião de uma festa celebrada em Maqueronte, a filha de Herodíades, Salomé, tendo dado verdadeiro show de agilidade na dança, entusiasmou Herodes. Como prêmio pediu, por instigação da mãe, a cabeça de João Batista, fazendo assim calar o “batedor” de Jesus, a voz mais robusta dos arautos d iminente mensagem evangélica. Último profeta e primeiro apóstolo, ele deu a vida pela missão, e por isso é venerado na Igreja como mártir.

São João Batista, Rogai por nós

OREMOS: Ó Deus, quisestes que São João Batista fosse precursor do nascimento e da morte do vosso filho; como ele tombou na luta pela justiça e a verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fonte: “ Um santo para cada dia”./ Mario Sgarbossa, Luigi Giovanni, ( tradutor Onofre Ribeiro). São Paulo: Paulus, 1983.


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.