Coragem na tribulação

 

Mt 10,26-33

Neste domingo, Jesus segue orientando seus discípulos sobre a missão. Agora, Ele os encoraja a superarem o medo e testemunharem sua fé em toda e qualquer situação. As tribulações fazem parte da vida dos discípulos de Jesus e eles precisam estar preparados para enfrentá-las.

Acabamos de dar um salto para o final do Discurso Missionário de Jesus no capítulo 10 do Evangelho de Mateus. Após instruir seus discípulos, Jesus os alerta sobre os desafios da missão. Rejeições, incertezas e até mesmo perseguições irão marcar a vida daqueles que se dedicarem ao anúncio da Boa Nova. Qual é a garantia dos discípulos de Senhor? A presença amorosa de Deus: Deus está ao lado daqueles que doam a vida pelo Reino. Eis a expressão chave do discurso do Senhor: “Não tenhais medo!” O verbo “temer” (φοβέω) é conjugado quatro vezes nesse trecho do Evangelho de Mateus. Em três delas, em tom encorajador, acompanhado de uma partícula de negação (μή). O que os discípulos não devem temer? Primeiramente, eles não devem ter medo de anunciar a Boa Nova com clareza, tal como ela é, sem reduções ou acréscimos. (v. 26) Eles também não devem ter medo da morte física. (v. 28) Por fim, eles não devem ter medo, porque os Senhor os ama e os assiste com seu afeto, cuidado e proteção de Pai. (v. 31) Assim como o Senhor elegeu Israel como luz das nações, os discípulos são escolhidos e enviados por Jesus para iluminarem a humanidade com a luz de sua Palavra.

Ainda hoje, a Boa Nova de Jesus encontra resistência no mundo. Muitas iniciativas, ideologias e sistemas políticos se opõem radicalmente ao Reino de Deus. Muitos se deixam dominar pelo egoísmo, pela indiferença e pela ganância. Muitas são as pessoas de coração duro que ainda não se abriram para a mensagem libertadora do Senhor. Diante de tudo isso, precisamos deixar que a palavra de Jesus encontre eco em nosso coração. “Não tenhais medo!” A Palavra do Senhor não pode se restringir aos nossos templos e centros de pastorais, mas deve se expandir pelo mundo com toda a sua força transformadora.  Precisamos anunciar a Boa Nova de Jesus com coragem, ousadia e criatividade. Precisamos renovar constantemente nossa fé e esperança na Vida Eterna. Precisamos confiar nas promessa de Deus que jamais abandona os que ele escolheu. A Palavra de Deus provoca, incomoda e desafia. No entanto, não há outra garantia de vida e salvação.  Por isso, Jesus proclamou bem-aventurados os que são perseguidos. (cf. Mt 5,11) A perseguição é uma consequência inevitável da missão, mas não estamos sozinhos nessa aventura. Deus cuida de nós. A obra é Dele. Ele nos acompanha em todo tempo e lugar.