Toda pessoa deseja ser feliz. Qual é o caminho para conquistar a felicidade? As leituras bíblicas apontam dois caminhos: um leva à plena realização, o outro geralmente à decepção.
A 1ª leitura (Jr 17, 5-8) inicia com uma afirmação: “Infeliz o homem que confia no homem” e acrescenta: “Feliz o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor… Só Deus é a fonte segura de felicidade e de vida plena”. O Salmo (Sl 1) reforça a mesma ideia: “É feliz quem a Deus se confia…”
Na 2ª leitura (1Cor 15,12.16-20), Paulo afirma que é feliz quem deposita sua fé e esperança no “Cristo Ressuscitado”. A ressurreição dá sentido à nossa vida e à nossa fé, e é garantia de nossa própria ressurreição.
No Evangelho (Lc 6,17.20-26), Jesus propõe um caminho seguro para a felicidade, através das Bem-aventuranças. É o discurso inaugural de Jesus, no qual Lucas apresenta quatro bem-aventuranças: “Bem-aventurados os pobres, os que têm fome, os que choram e os que são perseguidos”, e quatro advertências: “Ai de vós os ricos, os que têm fartura, os que riem e os que são elogiados”. O local é a planície (não a montanha, como em Mateus). Os destinatários mais diretos são os discípulos (não o povo, diferente de Mateus). Jesus proclama “felizes” os desprezados pelo mundo; e desgraçados os proclamados “felizes” pelo mundo.
Onde está a nossa felicidade? Nenhuma pessoa, nenhuma riqueza, nenhuma posição social, nenhuma fama poderão nos trazer a verdadeira felicidade. Só Deus poderá saciar plenamente a nossa fome de felicidade.
Bom domingo! Deus te abençoe.
Fonte: Diopuava
Dom Amilton Manoel da Silva, CP é um missionário passionista e bispo diocesano de Guarapuava PR.