A opção de Deus e da Igreja pelos mais fragilizados da sociedade

Reflexão litúrgica: quarta-feira,
16/02/2022 – 6ª Semana do Tempo Comum

Na Liturgia desta quarta-feira, 6ª Semana do Tempo Comum, a 1a Leitura (Tg 1,19-27) e o Salmo (14/15) nos falam da coerência entre a fé e a vida, da prática da justiça, da solidariedade, enfim nos pedem para sermos cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes. Dizem ainda que a verdadeira religião não consiste apenas no cumprimento de ritos e na fidelidade a certas práticas de piedade, mas na dedicação em favor dos mais fragilizados de nossa sociedade: “A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo”.

No Evangelho (Mc 8,22-26), a cura em duas etapas não é decorrente da dificuldade do caso ou da impotência de Jesus, mas da fé nebulosa do cego, ou melhor, do simbolismo que Jesus queria tirar do fato em relação ao episódio seguinte da confissão dos discípulos por meio dos lábios de Pedro: estes, como o cego após a primeira imposição das mãos, tinham já entrevisto alguma coisa durante a atividade anterior de Jesus, mas ainda não viam claramente; tinham necessidade de novo toque do Mestre para completar sua formação; só então poderão reconhecê-lo perfeitamente.

A cura deste cego é uma lição para os discípulos e para toda a Igreja, precisamos constantemente do toque e da graça divina em nossas vidas para superar todos os condicionamentos e nos colocar no seguimento de Jesus servindo as pessoas mais fragilizadas da nossa sociedade.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.