São Patrício

O Dia de São Patrício, também conhecido por St. Patrick’s Day, é comemorado anualmente em 17 de março.A data é uma homenagem ao padroeiro da Irlanda, São Patrício, que faleceu no dia 17 de março de 461.Muito além do que uma celebração religiosa, pois lembra a chegada do cristianismo ao país dos irlandeses, também ovaciona a cultura e as tradições típicas desse povo. 

Como é comemorado o Dia de São Patrício?

O Dia de São Patrício é popular em países que tiveram colonização inglesa ou irlandesa, sendo bastante celebrado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, por exemplo. No Brasil, o Dia de São Patrício também é comemorado em algumas comunidades irlandesas, mas não com a mesma notoriedade que nos países ingleses.O Dia de São Patrício é celebrado com desfiles e festas nas ruas, como se fosse um grande carnaval para os irlandeses. Os tradicionais irish pubs (bares irlandeses) ficam lotados com pessoas fantasiadas ou usando a cor verde, bebendo muita cerveja e se divertindo. 

História de São Patrício

São Patrício

São Patrício nasceu na Grã-Bretanha entre 385 e 392. Chamava-se Maewyn Succat e teria sido levado para a Irlanda com 16 anos de idade, como escravo. Patrício era pagão e começou a se converter ao cristianismo durante o período em que esteve preso.

Após seis anos, Patrício conseguiu escapar e regressar para a Grã-Bretanha. No entanto, passado alguns anos, já consagrado como bispo, voltou à Irlanda na tentativa de converter os pagãos irlandeses.

São Patrício ficou conhecido por utilizar o trevo como um símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

O santo faleceu no dia 17 de março de 461 na Irlanda. Seus restos mortais encontram-se na Catedral de Down, conhecida como Downpatrick.

Símbolos do Dia de São Patrício

Trevo: inicialmente foi utilizado por São Patrício como uma simbologia da Santíssima Trindade, sendo depois associado ao nacionalismo do povo irlandês. Era uma folha considerada sagrada pelos antigos celtas.

Cor verde: está diretamente relacionada com o uso do trevo como símbolo da Irlanda.

Cruz celta: criação de São Patrício, que para converter celtas irlandeses em cristãos, uniu a tradicional cruz solar (símbolo importante para o povo Celta) com a cruz cristã.

Rezo com São Patrício:

Cristo guarde-me hoje,
Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim,
Cristo em mim, Cristo embaixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar,
Cristo ao me sentar,
Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.
Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força, pela invocação da Trindade,
Pela fé na Trindade,
Pela afirmação da Unidade,
Pelo Criador da Criação.
Amém.

 


Valéria Betânia Barbosa é professora graduada em Matemática com pós-graduação em  Financeira, Estatística, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Inspeção escolar e Gestão de Pessoas. Participa da Renovação Carismática Católica na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Diocese de Caratinga MG.