No evangelho que a igreja nos propõe para o dia de hoje (Mt 20,17-28) narra que Jesus esta subindo para Jerusalém, e no caminho Jesus chama os doze discípulos para um lugar a parte e explica como como será a sua paixão em Jerusalém, neste momento a mãe de Thiago e João se aproxima e pede para Jesus que seus filhos sentem um a direita e outro a esquerda.
É importante notar que nem tudo que Jesus faz e fala é para a multidão, e em alguns momentos ele nos chama a um lugar a parte para nos explicar e ensinar como vai ser em “Jerusalém,” é importante neste momento saber ouvir, a mãe de Thiago e João então se aproxima se ajoelha e faz um pedido totalmente fora de contesto, isto revela que ela não estava ouvindo, talvez estivesse ouvindo somente seus pensamentos e desejos, no fim ouvindo a si mesma.
Isto acontece muitas vezes conosco também, quando somos incapazes de ouvir o que o senhor esta a nos falar, como é triste e vergonhoso desperdiçar um momento tão sublime em que o Senhor nos chama a um lugar a parte, no silêncio de nossa oração para nos explicar e ensinar e nós não o ouvimos, em vez de ter uma escuta com atenção amorosa, interrompemos o Senhor ou mesmo nem deixamos ele falar para fazer nossos pedidos.
O evangelho de hoje nos convida a neste tempo quaresmal que é tempo de deserto, silêncio a escutar o que Jesus tem a nos dizer, é importante falar, é importante pedir, porém, é mais importante ouvir por primeiro o que Ele tem a nos dizer para que nosso pedido seja de acordo e segundo a Vontade de Deus e não destoe do que Ele esta a nos explicar no lugar a parte da nossa oração.
Marciliano Camargo de Almeida, natural de Guarapuava-PR, atualmente reside em Santa Maria do Oeste-PR, onde atua como advogado. Fez experiencia vocacional com os Jesuítas, (Companhia de Jesus), onde fez formação e capacitação em espiritualidade Inaciana. Sempre participante e atuante na igreja dando formações, sendo catequista, coordenador de pastorais, e desde 2010 faz parte da liturgia na equipe de canto.