São Ludgero, Zeloso Pastor

Ludgero nasceu no ano de 745 e era membro de uma nobre família muito temente a Deus. Quando pequeno seus pais percebiam nele os reflexos de uma santidade que viria a florescer na juventude, pois Ludgero se mostrava muito ligado as coisas celestes. Sempre que estava sozinho se colocava em oração e todos do castelo em que habitava notavam nele essa aspiração religiosa.

Como os pais percebiam, em Ludgero havia uma grande inclinação aos estudos. Ele se interessava muito nos estudos filosóficos e seus pais o mandaram para um mosteiro para que fosse introduzido no mundo acadêmico. Lá seu mestre foi São Gregório que mais tarde se tornaria Papa, e depois foi formado por Alcuino de York que era reitor de uma escola muito famosa naquela época.

Após longos anos de estudo, Ludgero retornou à sua terra natal e nesta mesma época sentiu-se chamado ao presbiterato e foi ordenado sacerdote no ano 777 em Colônia. Ele era muito zeloso com a liturgia e com a pregação. Todos que escutavam suas palavras percebiam nele os sinais de santidade e muitos se convertiam e não queriam que ele se afastasse daquela paróquia. Entretanto, nele crescia o desejo de ser missionário em outras terras.

De acordo com seus biógrafos, Ludgero se dedicou à evangelização da região pagã da Frísia, fazendo eloquentes pregações que converteu multidões. Com ardor missionário, fundou mosteiros e construiu inúmeras igrejas. Mas a região onde ele estava residindo começou a passar por algumas instabilidades políticas e ele que se mostrando a favor do povo passou a ser perseguido, e desta maneira foi à Roma pedir conselhos ao Papa Adriano II que o aconselhou a tornar-se monge beneditino no Monte Cassino.

Com a vitória do Imperador Carlos Magno, e com a pacificação que se sucedeu, Ludgero conseguiu voltar ao seu território e continuou a se dedicar na evangelização dos saxões. Com seu zelo pastoral foi indicado para tornar-se bispo de Munster, sendo ele o primeiro bispo daquele local.

Como padre e depois bispo, seu trabalho foi frutuoso e rodeado de milagres e profecias. Além disso, sua forte pregação da Palavra converteu multidões de pessoas que escutavam suas palavras profundas que tocavam a alma dos ouvintes. Também se destacou na construção de igrejas e mosteiros e na formação de muitos santos sacerdotes.

A saúde de São Ludgero era débil devido as penitencias que aplicava a si mesmo. Suas mortificações serviam de exemplo aos fiéis; e mesmo em meio as enfermidades nunca parou de anunciar o Reino de Deus. No dia 26 de março do ano 809, já exausto de uma vida voltada inteiramente a Deus e à Igreja, entrou para a gloria celeste.

“Ó saudoso bispo, que com tão grande amor nos ensinastes a servir incansavelmente a Jesus como exímio pastor, dignai-vos servir de tal modo que vos imite e sejamos luz em meio a este mundo.”  Que São Ludgero interceda por nós!


Eduardo Correia Nassar, é graduado em Filosofia, atua como Ministro Auxiliar da Sagrada Eucaristia e Catequista na Paróquia Nossa Senhora do Rosário,  em Rosário do Ivaí PR.