São Floriano

Floriano era um oficial romano, cristão, nascido na Alemanha, e fazia parte de um grupo de militares que serviam ao imperador Diocleciano, sendo responsável por administrar militarmente a província romana de Nórica, atual Áustria. O Imperador Diocleciano era muito influenciado por seu genro, o que o fez ter muito ódio e preconceito contra os cristãos. Chegou ao ponto de publicar uma lei que toda palavra de Deus escrita, deveria ser queimada; que fossem identificados os cristãos, e obrigados a prestar culto a outros deuses, devendo renunciar ao cristianismo.

Muitos resistiram como Floriano, sendo levados a morte por testemunharem Jesus Cristo, dando suas vidas em favor da fé cristã. Isto aconteceu com Floriano e mais 40 soldados que ele comandava, sofrendo todos o martírio.

Floriano teve a morte por afogamento, tendo sido jogado num rio com uma pedra amarrada a seu pescoço, no dia 04 de maio de 304.

A região onde Floriano atuava, naquela época, sofria grandes incêndios, o que fez com que ele treinasse seus soldados para lutar contra o fogo; certa ocasião, um grande incêndio alastrou-se sendo impossível o seu controle; Floriano rezou, pedindo a Deus um milagre. Atirou então um balde de agua sobre o fogo que de imediato cessou, causando grande espanto a todos. Nesta ocasião muitas pessoas se converteram ao cristianismo por ver esta prova do poder de Deus.

São Floriano foi escolhido padroeiro dos bombeiros e para protetor contra os incêndios. Por isso, no dia 04 de maio, se comemora o dia internacional dos Bombeiros.

A estes valorosos servidores, que auxiliam a todos em muitas situações, não somente no combate ao fogo, nossas homenagens e orações.

Oremos: Ó Deus, que envia ao mundo homens e mulheres para nos lembrar que o Seu amor está acima de todas as coisas, dai-nos pela intercessão de São Floriano, buscar sempre a união convosco e com todas as pessoas de boa vontade. Por Cristo Nosso Senhor, amém.

São Floriano, Rogai por nós!


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.