Eu vim ao mundo como Luz

No evangelho deste dia (Jo 12,44-50), Jesus se coloca como luz que tira das trevas. Essa luz se da através da Palavra que é vida, mandamento de vida eterna, não é o Cristo que julga, mas a Sua Palavra.

Mas nós temos dificuldades em entender os mandamentos, vemos apenas como proibições daquilo que é “bom”, por que não conseguimos ver a vida que está por trás dos mandamentos. Temos dificuldades de ver esta Vida, pois nossa vida muitas vezes está sendo iluminada pela luz do mundo e muitas vezes seguimos as multidões, se todo mundo faz assim, por que eu não posso!

Este pensamento surge por que temos a tendência de pensar como o mundo, por que estamos sendo iluminados pelo o que os outros vão pensar de nós e não pela Vontade de Deus. Esta vida que a Palavra nos fala, são os frutos, as consequências de nossos atos pois sabemos as consequências de quem vive a vida pelo mundo, uma vida vazia onde se tem tudo e ao mesmo tempo não se tem nada, ou como diz Santo Inácio de Loyola, “De que adianta o homem ganhar o mundo e perder a própria alma”.

Todo ser humano possui um vazio existencial, isso é o que move e faz sempre estar a procura de algo mais, avanços tecnológicos e na ciência ocorrem pela insatisfação do homem que esta sempre em busca de mais, portanto isso é bom e deve ser canalizado para o bem, sob a Luz de Cristo.

Todavia, por mais bem canalizado que seja o homem ele só será terá a felicidade plena, sentirá realizado e terá a paz quando este vazio for preenchido por Deus, este é o sentido da vida do homem, o fim para qual foi criado. Servir, amar e glorificar a Deus. Portanto nossa vida deve ser vista sob a luz da Palavra, deve ser iluminada por ela, assim como o sol ilumina nosso dia e as nossas ações cotidianas, assim também deve ser iluminada a nossa vida pela Palavra de Deus. Pois sua Palavra é vida eterna. E esta vida eterna começa no aqui e no agora.


Marciliano Camargo de Almeida, natural de Guarapuava-PR, atualmente reside em Santa Maria do Oeste-PR, onde atua como advogado. Fez experiencia vocacional com os Jesuítas, (Companhia de Jesus), onde fez formação e capacitação em espiritualidade Inaciana. Sempre participante e atuante na igreja dando formações, sendo catequista, coordenador de pastorais, e desde 2010 faz parte da liturgia na equipe de canto.