Os vários chamados…

Ao longo da história, Deus sempre chamou pessoas para realizar seus planos.

Na 1ª leitura (Rs 19,16b.19-21), encontramos o chamado de Eliseu. O Profeta Elias, já idoso e cansado, recebeu a ordem de Deus de consagrar profeta um rico agricultor chamado Eliseu. Passando junto dele, lançou-lhe às costas o manto. Este gesto indicava a missão profética com que Elias investia Eliseu. A resposta foi pronta e generosa.

A 2ª leitura (Gl 5,1.13-18) afirma que o seguimento de Jesus é uma escolha livre. Seguir Cristo é nascer para a vida nova da liberdade.

O Evangelho (Lc 9,51-62) encerra a etapa da missão de Jesus na Galileia e inicia a “Caminhada” para Jerusalém. O texto se inicia com repreensão de Jesus a Tiago e João, que desejavam a descida de fogo do céu para consumir os samaritanos, uma vez que estes queriam impedir os judeus de irem a Jerusalém; em seguida aparecem três vocacionados. Um se oferece para seguir Jesus. A resposta do Mestre foi desanimadora: “O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Quem segue a Jesus deve despojar-se totalmente das preocupações materiais. Outro é convidado por Jesus a segui-lo. Ele aceita, mas pede para enterrar primeiro o pai. Jesus pede que ele deixe “os mortos enterrarem os seus mortos”. O Discípulo deve desapegar-se até dos deveres e obrigações, que impedem uma resposta imediata e radical ao Reino. Um terceiro se apresenta a Jesus, mas quer ir primeiro despedir-se dos familiares. Jesus lhe responde que: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus”; Cristo é o essencial. O Senhor exige de seus seguidores três qualidades: Disponibilidade, desprendimento e perseverança.

Deus ainda hoje continua chamando… Como estamos correspondendo?

Bom domingo.
Deus te abençoe.

Fonte: Diopuava


Dom Amilton Manoel da Silva, CP é um missionário passionista e  bispo diocesano de Guarapuava  PR.