São Cirilo de Alexandria

Hoje celebramos São Cirilo de Alexandria, Bispo e doutor da Igreja. Nasceu em 370. De 412 a 444, ano de sua morte, teve nas mãos, com toda firmeza, as rédeas da Igreja do Egito, empenhando-se, ao mesmo tempo, numa das épocas mais difíceis da história da Igreja do Oriente, na luta pela ortodoxia, em nome do papa são Celestino. Nesta firmeza no serviço da doutrina e na coragem demonstrada na defesa da verdade católica está a santidade do batalhador bispo de Alexandrina, embora tardiamente reconhecida, ao menos no Ocidente. De fato, somente no pontificado de Leão XIII o seu culto foi estendido a toda Igreja latina e lhe foi atribuído o título de doutor. Pela defesa da ortodoxia, contra o erro de Nestório, bispo de Constantinopla, arriscou ser mandado ao exílio e por alguns meses experimentou a humilhação do cárcere: “Nós—escreveu—, pela fé em Cristo, estamos a sofrer tudo: algemas, cárcere, todos os incômodos da vida e a própria morte”. No Concílio de Éfeso, no qual Cirilo foi um dos protagonistas, foi derrotado seu adversário Nestório, que fizera verdadeira tempestade na Igreja, pondo em discussão a maternidade divina de Maria. Por isso é ardoroso guardião da fé católica defendendo o dogma da maternidade divina de Maria e autor de outras diversas obras teológicas(teologia da encarnação) estudadas até hoje .

São Cirilo de Alexandria, Rogai por nós!

OREMOS: Ó Deus, que suscitastes em Alexandria o Bispo São Cirilo para proclamar Maria Mãe de Deus, dai, aos que professam a maternidade divina, serem salvos pela encarnação do vosso filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

REFERÊNCIAS:

Missal Romano
“Um Santo para cada dia” Mario Sgarbossa, Luigi Giovanni, (Tradutor Onofre Ribeiro). – São Paulo: Paulus, 1983.


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.