São Pedro e São Paulo

Hoje, não há que se escrever muito a respeito destas duas colunas de nossa Igreja, pois não só por respeito, mas até por obrigação, todo católico deve saber um mínimo da vida deste dois Santos.

PEDRO seu nome era Simão, e foi Jesus quem o nominou de Pedro. Era pescador, nascido em Betsaida, tendo sido escolhido por Jesus juntamente com seu irmão André. Pedro foi testemunha de muitos acontecimentos na vida de Jesus, e, mesmo sendo um homem simples, irrequieto e até mesmo explosivo, muito questionava a Jesus sobre seus ensinamentos. A este Jesus confiou a nossa Igreja, quando assim determinou: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. É certo que Pedro negou Jesus por três vezes, mas arrependeu-se e mereceu crédito, tornando-se assim o primeiro Papa da Igreja Católica. Tendo sofrido muitas perseguições, sofreu o martírio tendo sido crucificado no Circo de Nero, na colina Vaticana, onde, ainda provando sua fé e crença no Jesus pelo qual estava sendo martirizado, pediu para ser crucificado de “cabeça para baixo, pois não era digno de morrer do mesmo modo que Jesus”.

PAULO, seu nome era Saulo de Tarso; era perseguidor da Igreja e de seus discípulos. Certa ocasião quando se dirigia a Damasco, teve uma visão que o converteu. Assim está escrito no Livro dos Atos dos Apóstolos:9:3-5: “ Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vindo do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Saulo então respondeu: Quem és Senhor? E ouviu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues”. Tornou-se um dos maiores evangelizadores da Igreja primitiva. Tal como Pedro, foi preso e martirizado, tendo sido degolado na Via Ostiense. Sobre a sepultura de ambos foram construídas a Basilica de São Pedro e a de São Paulo. A Igreja católica celebra os dois Santos na mesma data com o objetivo de manter viva as origens da Igreja, pois ambos estavam unidos pelo mesmo propósito. Esta data, 29 de junho, é considerada o Dia do Papa, em memória de São Pedro, o Primeiro Papa da Igreja.

São Pedro e São Paulo, rogai por nós.


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.