Pedro e Paulo

Celebramos hoje a festa de dois Apóstolos: São Pedro e São Paulo. Diferentes: na vocação, no caráter, no estudo, na missão… Unidos: no Amor e na Fé a Cristo e à Igreja… Pedro, a rocha firme, conhece Cristo às margens do lago, e o segue desde o começo, durante toda a vida apostólica… Paulo, o anunciador incansável, não conheceu Cristo pessoalmente; inicialmente até o perseguiu. Um dia o conheceu e mudou radicalmente sua vida.

Na 1ª leitura, (At 12, 1-11) São Pedro está preso; a comunidade reza. Deus intervém em favor do seu servo. O texto mostra que Deus escuta a oração da comunidade e não abandona seus discípulos nos momentos de provação.

Na 2ª leitura (2 Tm 4,6-8.17-18), São Paulo está preso, aguardando o julgamento final. Escreve a Timóteo, seu companheiro no trabalho missionário. Faz um balanço de sua vida. O texto mostra a serenidade e a confiança de Paulo, diante da morte iminente.

O Evangelho (Mt, 16,13-19): A 1ª parte centra-se em JESUS e na definição de sua identidade: “Quem sou eu?” Pedro resume o sentir da Comunidade sobre Jesus na expressão: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Quem é Jesus para mim? A 2ª parte, centra-se na Igreja, que Jesus convoca ao redor de Pedro. O que é a Igreja? É a comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus como “o Messias, o Filho de Deus”. É uma comunidade organizada, onde existem pessoas que presidem e desempenham diversos serviços. A ela Cristo conferiu poderes de “ligar e desligar” e a garantia de que nem “as portas do inferno terão vez contra ela”.

Hoje, celebramos também o dia do Papa. Rezemos pelo Papa Francisco.

Bom domingo.
Deus te abençoe.

Fonte: Diopuava


Dom Amilton Manoel da Silva, CP é um missionário passionista e  bispo diocesano de Guarapuava  PR.