São Tomé, Apóstolo e mártir

Hoje, dia 3 de julho, a Igreja celebra São Tomé apóstolo; e a respeito da vida de São Tomé pouca coisa se sabe, mas sabemos que foi escolhido por Jesus para integrar o número dos 12 apóstolos, e que antes disso era um humilde pescador.

Tomé também é conhecido por ser incrédulo, pois após a Ressurreição, Jesus apareceu para os discípulos, mas Tomé não se encontrava no local junto deles, sendo assim, não acreditou que o Mestre havia ressuscitado e disse que só acreditaria se pudesse tocar nas chagas de Jesus.

Alguns dias depois, como nos apresenta São João no seu evangelho, Jesus aparece novamente, e dessa vez Tomé estava junto aos outros. Jesus olhando para ele e sabendo de sua incredulidade, manda que toque nas chagas. Sendo assim, Tomé fala uma das mais belas profissões de fé contidas na bíblia. Ele diz: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28-29).

Após essa experiência que ele teve com Jesus ressuscitado, dizem os estudiosos, que provavelmente partiu para o oriente onde evangelizou muitas pessoas, falando do evangelho e testemunhando a ressureição de Jesus. Ainda de acordo com esses estudiosos, ele foi martirizado na Índia, onde os espanhóis, séculos depois, encontraram seus restos mortais.

O ato incrédulo de Tomé não é de todo ruim, pois nos ensina a não acreditar de forma ingênua. Embora a aparição de Jesus tenha sido verdadeira, hodiernamente fala-se tantas coisas contrarias a fé e muitas pessoas com uma espiritualidade frágil e ingênua acreditam sem questionar a veracidade dos fatos. Portanto, aprendamos com o Apostolo Tomé, a questionar quando necessário.

Por outro lado, peçamos que o Espirito Santo, por intercessão de São Tomé, nos dê discernimento para acreditar em Jesus, na sua ressureição e na sua presença entre nós, sem mesmo vê-lo.

Que São Tomé, padroeiro dos arquitetos, pedreiros e deficientes visuais, interceda a Deus por nós e nossa sociedade, para que sejamos curados da cegueira espiritual. Amém.

 


Eduardo Correia Nassar, é graduado em Filosofia, atua como Ministro Auxiliar da Sagrada Eucaristia e Catequista na Paróquia Nossa Senhora do Rosário,  em Rosário do Ivaí PR.