Santa Brígida da Suécia

 

A Santa que celebramos no dia de hoje, 23 de julho, nasceu na Suécia no ano de 1303, dentro de uma família real que era muito conhecida por ser bastante piedosa. Santa Brígida desde muito pequena se mostrou muito religiosa e a esse impulso natural foi acrescentado a educação cristã que desde a mais tenra idade lhe foi proporcionada.

Quando ela chegou à adolescência, foi prometida em casamento ao príncipe de Nerícia, Wulfton.

Quando casada observou os maus hábitos de seu esposo que até então era pagão e se deleitava em muitos vícios. Entretanto, Brígida não desanimava e lembrava com frequência do exemplo dos santos que sempre tiveram perseverança na oração e por isso rezava muito. Com muitas orações e sacrifícios a jovem Brígida conseguiu que seu marido aceitasse a palavra de Deus e fosse batizado.

Todavia, pouco tempo após a conversão Wulfton morreu e deixou Brígida viúva e com 8 filhos. Mas ela entendeu os planos de Deus e se entregou ao trabalho do Reino de Deus. Dedicando assim, sua vida por inteira em prol da evangelização.

Brígida fundou Ordens religiosas, uma feminina e outra masculina. Com o auxílio de seu irmão, rei da Suécia, construiu por toda a Europa cerca de 78 mosteiros.

Santa Brígida faleceu em 23 de julho de 1373, durante uma peregrinação à Terra santa.

Vamos rezar juntos pedindo a intercessão de santa Brígida?

Bendito sejais, ó Deus, que concedestes a Santa a graça da firmeza da fé e das grandes iniciativas apostólicas. Dai-me ser sempre diligente e pronto para as grandes tarefas de apostolado e testemunho. Por Cristo nosso Senhor. Amém!”


Eduardo Correia Nassar, é graduado em Filosofia, atua como Ministro Auxiliar da Sagrada Eucaristia e Catequista na Paróquia Nossa Senhora do Rosário,  em Rosário do Ivaí PR.