Quinta-feira, 25/08/2022
21ª Semana do Tempo Comum
Na Liturgia desta quinta-feira da XXI Semana do Tempo Comum, vemos, na 1a Leitura (1Cor 1,1-9), que Paulo saúda os cristãos de Corinto como apóstolo e lembra a vocação de todos à santidade, comprometidos com os valores do Reino. Ele vê, naquela comunidade local, a Igreja de Deus, mas reconhece que é Igreja juntamente com todos os que invocam, em todo lugar, o nome do Senhor. O conceito de Igreja é aplicado tanto à comunidade local, como à comunidade universal espalhada por toda a terra. Por fim ele dá graças a Deus porque a comunidade de Corinto vive sua fé de forma exemplar.
O Evangelho (Mt 24,42-51), ressalta a missão dos responsáveis pela comunidade cristã. Enquanto esperam por Jesus, eles devem continuar fiéis ao serviço à comunidade, sem cair na tentação de afrouxar a prática da justiça, diante da demora do Senhor.
Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.
Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.