Lourenço de Huesca, nasceu na Espanha no ano de 225, e é considerado um dos sete primeiros diáconos da Igreja católica. O Papa Sisto II nomeou-o “Arquidiácono” sendo responsável de administrar os bens e as ofertas da diocese e prover as necessidades dos pobres, órfãos e viúvas. Foi numa época em que havia muita perseguição aos cristãos. No ano de 258 o imperador Valeriano publicou um decreto, em que todos os bispos, presbíteros e diáconos deveriam ser condenados a morte. A princípio, Lourenço foi poupado da morte, mas o imperador exigiu que este lhe entregasse os “tesouros da Igreja”. Lourenço pediu então, três dias para cumprir com a ordem; reuniu um grande número de enfermos, indigentes, marginalizados, viúvas e idosos e apresentou-os ao Imperador dizendo-lhe: “eis aqui os tesouros da Igreja que nunca diminuem e podem ser encontrados em toda parte”. No dia 10 de agosto foi executado de forma muito cruel, sendo assado vivo, lentamente sobre uma grelha; mesmo naquela tortura, não perdeu sua fé, e em certo momento, quando o Imperador dele se aproximou, disse-lhe: “pode mandar me virar, que deste lado já está assado”. Por não perder a calma e fazer “piadas” com seus algozes, São Lourenço é considerado padroeiro dos humoristas.
O corpo de São Lourenço foi deposto numa sepultura na via Tiburtina, onde o Imperador Constantino mandou construir uma basílica, que foi restaurada no século XX por ter sido bombardeada durante a segunda guerra mundial em 1943. É costume por parte dos Frades e das Irmãs Clarissas, no dia 10 de agosto, distribuir aos pobres “panis et perna” Pão e presunto.
ORAÇÃO: “Onipotente Deus, que ao vosso bem aventurado mártir São Lourenço destes forças para triunfar os tormentos, concedei-me que se extingam em mim as chamas do pecado. Reparti comigo vossa coragem para enfrentar os perigos e vossa fé para depositar em Deus vossa vida e vossa alma. Por Cristo Nosso Senhor, Amém”.
Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.