Nossa Senhora de Guadalupe

Nesta segunda feira juntamente com toda Igreja, especialmente da América latina, estamos celebrando a festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Segundo arraigada tradição, a imagem da Virgem de Guadalupe apareceu impressa na manta do índio Juan Diego, em 1531, na cidade do México. Por isso permaneceu alguns dias na capela episcopal de Dom Frei Juan de Zumárraga e depois na Sé. Em 26 de dezembro do mesmo ano foi solenemente levada para uma ermida aos pés do cerro de Tepyac. Seu culto propagou-se rapidamente e muito contribuiu para a difusão da fé entre os indígenas. Após a construção sucessiva de três templos ao pé do mesmo cerro, edificou-se o atual, concluído em 1709 e elevado á categoria de Basílica por São Pio X em 1904. Em 1754 Bento XIV confirmou o patrocínio da Virgem de Guadalupe sobre toda a Nova Espanha e concedeu a primeira Missa e Ofício próprios. A 12 de outubro de 1895 houve a coroação pontifícia da imagem, concedida por Leão XIII. Em 1910 São Pio X proclamou-a Padroeira da América Latina e em 1945 Pio XII deu-lhe o título de “Imperatriz da América”.

Nossa Senhora de Guadalupe, Rogai por nós!

OREMOS: Ó DEUS, QUE NOS DESTES A SANTA VIRGEM MARIA PARA AMPARAR-NOS COMO MÃE SOLÍCITA, CONCEDEI AOS POVOS DA AMÉRICA LATINA, QUE HOJE SE ALEGRAM COM SUA PROTEÇÃO, CRESCER CONSTANTEMENTE NA FÉ E ALCANÇAR O DESEJADO PROGESSO NO CAMINHO DA JUSTIÇA E DA PAZ. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.

Fonte: Missal Romano

 


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.