Em nossa preparação para o Natal, duas figuras importantes nos ajudarão: Maria e José.
Na 1ª leitura (Is 7,10-14), Isaías anuncia uma Virgem, que conceberá o Deus-conosco. O filho de Acaz (Ezequias) concebido de uma virgem, foi um bom rei e criou-se a expectativa de outro rei, um filho de Davi, que cumprisse plenamente a profecia e fosse realmente Deus-conosco. Desde o início da era cristã, os cristãos viram na figura dessa virgem a imagem de Maria e no “Emanuel” o próprio Jesus, o verdadeiro Deus-conosco.
Na 2ª leitura (Rm 1,1-7), Paulo lembra que Jesus é a boa-nova de Deus há tempos anunciada pelos profetas, nas Sagradas Escrituras; judeu de nascimento e da família de Davi.
No Evangelho (Mt 1,18-24), vemos a plena realização da promessa: Jesus (Yheshuá – Deus salva) é o Deus-conosco. Ele nascerá de Maria, esposa de um homem bom, justo e honrado chamado José, descendente de Davi, pela ação do Espírito Santo. Maria responde com um “sim” generoso e total disponibilidade à proposta de Deus. José é um homem a quem Deus envolve nos seus planos misteriosos, mas que tudo aceita, numa obediência total a Deus. Somos convidados a preparar o Natal desse ano, com Maria e José. Se, como eles nos deixarmos engravidar pelo Espírito do Senhor, emprestando nosso ser, nosso corpo, nossa mente, nosso espírito, nossa fragilidade e nossa força, para que Deus atue em nós.
O que me falta para ter a mesma disponibilidade de Maria e José no serviço a Deus e ao próximo?
Bom domingo!
Deus te abençoe.
Fonte: Diopuava
Dom Amilton Manoel da Silva, CP é um missionário passionista e bispo diocesano de Guarapuava PR.