Início do ano. Mãe de Deus e paz universal

Nesse dia, celebramos o primeiro dia do ano, a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, e o Dia Mundial da Paz.

Na 1ª leitura (Nm 6,22-27), encontramos uma linda oração de bênção do Antigo Testamento, sugerida pelo próprio Deus. A “fórmula” com a qual deveriam abençoar o povo de Deus. Iniciar o ano com benção significa pedir a Deus a força necessária para enfrentar as dificuldades da vida, à luz da fé. Nesta oração pede-se a paz. A Igreja quer nos lembrar, desde o primeiro dia do ano, que a paz anunciada pelos anjos em Belém só é possível se nos esforçarmos dia a dia para construir a paz, que é antes de tudo obra de justiça e fruto do amor.

Na 2ª leitura (Gl 4, 4-7), Paulo lembra o Amor de Deus que enviou o seu Filho, nascido de Maria; Ele veio para libertar a humanidade da escravidão da Lei e para os tornar seus “filhos”.

O Evangelho (Lc 2,16-21) nos apresenta Maria recebendo feliz a visita dos pastores… A atitude meditativa de Maria, que interioriza e aprofunda os acontecimentos, e a atitude missionária dos pastores, são duas atitudes essenciais, que devem estar presentes na vida de todos nós. Maria é Mãe de Deus, porque concebeu não apenas Jesus-homem, mas também e, sobretudo, o Cristo-divino. No ventre de Maria a plenitude das duas naturezas do Verbo se formaram, e foi assim que Deus se fez conhecer em Jesus de Nazaré.

Comecemos o Ano Novo com um coração novo, disposto a descobrir em tudo e em todos o rosto e as mãos de um Cristo, intensamente presente em nossa vida. Que a Mãe de Deus e nossa, a Senhora da paz, caminhe conosco e reze por nós. 

Abençoado Ano Novo! Deus te abençoe.

Fonte: Diopuava


Dom Amilton Manoel da Silva, CP é um missionário passionista e  bispo diocesano de Guarapuava  PR.