Santa Brígida

 01 de fevereiro 

Brigida nasceu por volta do ano 451, em Fochard,na Irlanda. Desde muito jovem consagrou sua vida a Deus. Era dotada de uma grande beleza, e por isso, tinha medo de que dessem sua mão a um dos muitos pretendentes. Por isso, rezou pedindo a Deus que a tornasse feia, tendo suas preces atendida, ficando deformada, com um dos olhos inchado, tendo seu aspecto mudado de tal forma, que pode seguir sua vocação em paz. Por volta de seus vinte anos, fez sua profissão de fé, sendo admitida num convento. Enquanto ela abaixava sua cabeça para receber o véu, ocorreu um milagre; a madeira do altar se transformou, voltando a sua originalidade e o olho de Brigida foi curado, e ela se tornou linda como era antes. Por seu exemplo, muitas outras mulheres fizerem seus votos, tendo Brigida fundado uma casa religiosa nas cercanias. Era caridosa para com os pobres, ao ponto de vender até bens do convento para saciar a fome dos pobres. De grande humildade, por vezes cuidava sozinha do gado no terreno que pertencia ao mosteiro, até por isso é considerada a Padroeira dos leiteiros.

Depois de 70 anos dedicados a prática da caridade, tendo sido assistida por um sacerdote, no dia 1º de fevereiro de 523, após receber a Santa Eucaristia, expirou. Santa Brígida é considerada a segunda Padroeira da Irlanda.

Santa Brigida, Rogai por nós. 


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.