Santo Antônio de Categero

14 de março

Talvez não temos grande conhecimento de Santo Antônio de Categero, por isso vamos saber algo sobre este santo, não menosprezando Santa Matilde, que hoje a Igreja também celebra. Este santo é muito venerado no Brasil, principalmente Igreja Católica, Apostólica Brasileira(IACAB)

Também Santo Antônio de Categero é chamado de: Santo Antônio de Cartago Santo Antônio de Noto. Ele nasceu na cidade de Barca Cirenaica, na África. No início de sua vida religiosa professava a fé em Maomé. Foi feito escravo e levado a Sicília, na Itália e vendido como trabalhador escravo a João Landavula, camponês nos arredores e Noto e transformou-se em pastor.

Possuindo uma alma sincera, grande retidão de caráter, a apaixonou-se da fé em Jesus Cristo. Era muito disciplinado, controlava seu corpo a ponto de vencer as fraquezas. Dedicou-se totalmente ao trabalho em hospitais. Ingressou na Ordem Terceira Franciscana e Depois passou a vida contemplativa, como eremita no deserto. Morreu no dia 14 de março de 1949, na Sicília. Santo Antônio de Categero foi um sinal profético do empenho pelos pobres desvalidos

Santo Antônio de Categero, rogai por nós!


Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis,  estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.