São Romano

28 de março

Vamos conhecer as mais belas histórias e curiosidades nas postagens no Portal do Peregrino. Nasceu por volta do ano 390, em Enessa, na Síria. Foi teólogo, poeta e compositor. Vivendo em Constantinopla, pelo ano de 518, teria tido uma uma visão de Nossa Senhora que o teria feito engolir uma folha enrolada, o que lhe teria dado o dom da poesia, por isso foi denominado melodista.

Foi discípulo dos primeiros mosteiros do Ocidente, o de Anay, na França. Romano achava as Regras do mosteiro muito brandas e assim com apenas uma Bíblia era para ele indispensável para viver. Sumiu por então por entre os montes dos arredores da cidade e só foi localizado por seu irmão que se chamava Lupicino.

Depois de alguns anos ele teria se tornado monge solitário e voltou a viver nas montanhas e aceitou o seu irmão como discípulo e seguidor apesar de temperamentos diferentes. Muitos outros se juntaram a eles com o de sejo de serem eremitas Num mosteiro de clausura, ficando todos sob as regras severas da disciplina.

Consta nos registros da Igreja foi viajar e ficou hospedado numa Choupana onde estavam dois leprosos. Romano os abraçou e solidarizou com eles e no dia seguinte eles estavam curados. A tradição da Igreja conta que este milagre foi somente o começo de uma viagem cheia de prodígios e milagres. Voltando destas viagem, Romano passou a viver recluso na cela do seu mosteiro, na solidão. Assim morreu, antes do seu irmão e de sua irmã, aos 73 anos de idade, no dia 28 de março, em Constantinopla.

Observações:

  • O seu culto se propagou por toda a Europa,
  • São numerosas as graças por sua intercessão e grande a devoção dos fiéis,
  • É venerado na Igrejas Católica e Ortodoxa.
  • A sua festa litúrgica é celebrada no dia 1/10.
  • É Padroeiro dos cantores da Igreja.

São Romano, rogai por nós!!


Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis,  estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.