É possível construir um mundo sem Deus?

Reflexão Litúrgica: Sexta-feira, 14/04/2023,
na oitava da Páscoa

 Na Liturgia desta sexta-feira, Primeira Semana do Tempo Pascal, vemos, na 1a Leitura (At 4,1-12), o anúncio do evangelho, mas também a denúncia contra os que oprimem e querem calar a verdade que liberta. Mesmo em condições adversas e hostis, os discípulos de Jesus, animados pelo Espírito, devem fazer o bem, sempre e em qualquer circunstância: “Estamos sendo interrogados por termos feito o bem”. Para os cristãos, Jesus é a referência para o agir e o viver bem. Viver bem, faz bem.

No Evangelho (Jo 21,1-14), percebemos dois tipos de projetos para nós e a sociedade:

1º) Projeto em que Jesus fica à margem. Consequências: sentimento de fracasso, ‘redes vazias’, noite escura. Será que é possível construir um mundo mais justo e solidário só com as capacidades humanas, sem contar com a ajuda de Deus? O Papa Paulo VI já dizia: “O homem poderá construir um mundo sem Deus, mas sem Deus construirá contra o próprio homem” (PP, 42). Não adianta termos uma inteligência excelente, uma perfeita organização pastoral, empenhar todos os nossos esforços e recursos possíveis, se não contamos com a ajuda e a graça de Deus: “Se Deus não construir a nossa casa, em vão trabalham os operários” (Sl 126). Temos que construir um mundo melhor a favor do ser humano, mas um mundo melhor possível será sempre obra do próprio Deus que age na vida de seus filhos e filhas.

2º) Projeto na obediência à Palavra de Deus. Consequências: sucesso, abundância, alegria, comunhão e uma festa sem fim.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

 


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.