São Barnabé, filho da Consolação

11 DE JUNHO
Despojamento

A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía,mas tudo entre eles era em comum… Nem havia nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas,e traziam aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um conforme a sua necessidade. Assim José,a quem os apóstolos deram o apelido de Barnabé, que quer dizer “Filho da Consolação”,levita natural de Chipre , possuía um campo. Vendeu- o e trouxe o valor dele e depositou aos pés dos apóstolos (Atos 4,32-37).
Discípulo de Jesus
A Bíblia menciona,pela primeira vez,o nome de Barnabé entre aqueles que, depois da morte de Jesus em Jerusalém,se reúnem em torno dos Apóstolos. Trata-se de uma comunidade de fiéis,na qual vivem fraternalmente compartilhando seus bens. Porém,a tradição, transmitida por Eusébio de Cesareia,obtida por Clemente Alexandrino, incluiu entre os 72 discípulos enviados por Jesus em sua missão para anunciar o Reino de Deus.Logo,ele já pertencia ao grupo de seguidores de Cristo. Sobre as suas origens sabemos,por meio da Sagrada Escritura, que era natural da ilha de Chipre,na Grécia judeu e chamado José.

Chamado de Apóstolo

Barnabé encontra-se entre as pessoas mais influentes da primeira comunidade cristã nascente, tanto que, embora não fizesse parte dos Doze,era chamado apóstolo. Barnabé,considera do um homem virtuoso repleto do Espírito Santo e de fé, foi enviado para Antioquia da Síria, de onde chagavan notícias de numerosas conversies. Uma vez constatado que muitos acreditavam nele, Barnabé se alegrava e exortava todos a perseverarem com o coração resoluto no Senhor.

ACOLHEU PAULO

Foi o primeiro a acolher Paulo, após a sua conversão na estrada de Damasco, que chegará a Jerusalém para encontrar os Apóstolos. Enquanto muitos desconfiavam daquele Saulo, que perseguia os cristãos, Barnabé o acolheu e o inseriu na comunidade. Assim,pediu ajuda de Paulo, encorajando-o na sua missão como Apóstolos dos gentios. Os dois permaneceram em Antioquia, durante um ano, instruindo muitos. Precisamente ali,pela primeira vez os discípulos foram chamados de cristãos. Depois da pregação em Antioquia Barnabé e Paulo partem para uma nova missão em Chipre. Com eles estavam também João, chamado Marcos (o evangelista),primo de Barnabé. A etapa sucessiva era a Panfília, de onde João decide voltar para Jerusalém. Ao invés, Barnabé e Paulo prosseguem para a Pisídia, Licaônia, Listra e Derbe, mas depois,voltam para Antioquia da Síria,detendo-se também em Perge Átila.

MARTÍRIO EM SALAMINA

Os Atos de Barnabé,obra do V século,narram a sua morte em Salamina,onde teria sido apedrejado por judeus sírios, no ano 61. A sepultura de Barnabé existe ainda hoje ,dizem que teria sido o próprio Barnabé a indicar,em sonho ,a sua sepultura ao Bispo de Salamina Anthemios,em fins do século V. Este, portanto, teria mandado trasladar os restos mortais do apóstolo Barnabé para a Basílica, que ele lhe quis dedicar.

ORAÇÃO

Santo Apóstolo, que vendo as ações do Senhor,aprendeu o espírito de consolação, ensina-nos a consolar e dai a nós a consolação nos momentos mais difíceis da vida. Que essa seja para nós virtude para ajudar nosso próximo . Assim seja!
São Barnabé, rogai por nós!

 

Anna Maria Oliveira, Pedagoga na Escola Ormi França Araújo na área da Educação Especial. Participa pastoral litúrgica, é campista e catequista de adultos na Paróquia Santa Clara de Candói PR.