Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja

28 de Agosto

Decisivo na vida de Agostinho ( Tagaste, atual Song-Ahras, Argélia, 354 – Hipona, atual Aunaba, 28 de agostode 430), além do influxo da mãe, foi o encontro com o bisbo Ambrósio de quem recebeu o batismo. De seu currículo de estudos e de magistério na escola pública, mediante apaixonada busca da verdade, passou à total sequela de Cristo Senhor, ponto de convergência da criação e da história. Em agostinho se encontra em rara síntese o contemplativo, o teólogo, o pastor de almas, o catequista, o homileta, o mistagogo, o defensor da fé, o promotor da vida comunitária. É autor de uma regra monástica que influenciou todas as sucessivas regras do Ocidente Cristão. Seus escritos permanecem monumento de extraordinária sabedoria e o qualificam como o maior entre os Padres e doutores da Igreja Latina.

Santo Agostinho, rogai por nós!

OREMOS:

Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo Santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.