30 de agosto
A Igreja católica dedica o mesmo dia para celebração destes dois mártires. Não se tem muitos registros a respeito destes santos, mas as narrativas existentes constam que os mesmos foram martirizados e mortos por ordem do imperador Diocleciano no ano de 303. Consta que Félix era um padre que, quando caminhava para a sua execução, foi encontrado por um desconhecido que espontaneamente se declarou cristão e pediu para ser sacrificado com ele, afrontando assim os soldados do exército imperial. Estes sem questionamentos, conduziram-no para ser executado. Com a mesma espada ambos foram decapitados. Segundo os escritos, ninguém sabia quem era o outro homem, por isso foi chamado de “Adauto” que significa “aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martirio”. Foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, próxima da basílica de São Paulo, fora dos muros. O Papa Siricio transformou o lugar numa basílica, que fora restaurada no ano de 1903.
ORAÇÃO: Concedei-nos ó Deus Onipotente, a graça de sermos sempre firmes na fé, e pela intercessão de S.Félix e de Santo Adauto, dai-nos, Senhor, a graça que vos pedimos. Por Cristo Nosso Senhor, amem”.
São Félix e Santo Adauto, Rogai por nós.
Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.