O evangelizador verdadeiro procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza e a mansidão

Reflexão litúrgica: Sexta-feira, 22/09/2023
24ª Semana do Tempo Comum

 Na Liturgia desta sexta-feira da XXIV Semana do Tempo Comum, vemos, na 1a Leitura (1Tm 6,2c-12), que o critério decisivo para viver o cristianismo é o Evangelho de Jesus Cristo. A resposta cristã a essa proposta é aqui chamada piedade (fé). A piedade define a atitude de devoção a Deus e de respeito às pessoas.

O Apóstolo Paulo mostra como perceber claramente quando uma doutrina não é sadia: o desejo desenfreado de lucro, o amor ao dinheiro. Qualquer doutrina que aceite essa prática, percorre infalivelmente o caminho contrário ao Evangelho, à fé e à salvação, pois se fundamenta numa idolatria, que é geradora de inveja, brigas, blasfêmias, corrupção e mentira. O evangelizador verdadeiro procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza e a mansidão.

No Evangelho (Lc 8,1-3), vemos que Jesus continua sua missão, e vai formando uma comunidade nova, a partir daqueles que são marginalizados pela sociedade do seu tempo, como eram as mulheres. Elas também são parte integrante do grupo que acompanha Jesus.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

 


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.