São João XXIII

SÃO JOÃO XXIII –  PAPA

 

Ângelo José Roncalli, nome de batismo, o quarto filho de 13 irmãos, nasceu em Sotto Il Monter, Bergamo em 25 de novembro de 1881. Foi ordenado sacerdote em 1º de agosto de 1904; convocado a seguir para ser secretário do Bispo Giacomo Maria Radini Tedeschi; com a morte deste e o inicio da I guerra mundial, Ãngelo Roncalli foi convocado para servir como Capelão Militar, trabalhando nos hospitais de reserva e coordenador na assistência espiritual e moral dos soldados.

Posteriormente foi convocado pelo Papa Bento XV para presidir, pela Itália, ao Conselho da Pontifícia Obra de Propagação da Fé. Após quatro anos, o novo Papa, Pio XI, o nomeou Visitador Apostólico na Bulgária. Em 19 de março de 1925, foi nomeado Bispo, e iniciou sua missão em Sofia, em 25 de abril.

Assumiu outras e muitas funções, buscando sempre a simplicidade evangélica; exercia o desejo pastoral sacerdotal, sempre, com piedade sincera, dedicando-se diariamente a oração e a meditação. Em 1953 foi nomeado Cardeal, voltando a Italia, como Patriarca de Veneza. Com a morte do Papa Pio XII, Ângelo Roncalli foi eleito Papa, assumindo o nome de João XXIII. Seu pontificado durou cinco anos, oferecendo ao mundo uma autêntica imagem de Bom Pastor, recebendo o apelido de “Papa bom” ou “Papa da bondade”. Sendo inovador, convocou o Sínodo Romano, instituiu a Comissão para a revisão do Código de Direito Canônico e em 25 de janeiro de 1959, convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II.

Sempre coerente e disposto ao diálogo, convidou representantes de várias confissões cristãs como observadores do Concilio, resultando numa mudança na Igreja Católica. Faleceu logo após o dia de Pentecostes, e foi beatificado pelo Papa João Paulo II, e canonizado pelo atual Papa Francisco em 27 de abril de 2014.

São João XXIII, Rogai por nós.

 


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.