31 de outubro
Afonso Rodrigues Nasceu em Segóvia, Espanha, aos25 de julho de 1532 Segundo de onze irmãos. Foram seus pais: Maria Gomes e Diego Rodrígues.
Pertencente a uma família cristã, teve que interromper seus estudos no primário, pois com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Suarez, com quem teve três filhos, perdendo dois e ficou viúvo aos 32 anos.
Ao entrar em crise espiritual por esse motivo, Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote e descobriu o seu chamado a ser irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos. Superando isso, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como irmão, e depois do noviciado, foi enviado para o colégio de formação.
Na sua vida as virtudes que conquistou, foi, para os fiéis, a obediência a sua prova de verdadeira “humildade”. Faleceu com fama de santidade aos 31 de outubro de 1617 com 85 anos, em Palma de Maiorca. É venerado pela Igreja Católica
Foi canonizado pelo Papa Leão XIII aos 15 de Janeiro de ‘1888.
O principal templo em sua honra está em Maiorca, na Espanha. É considerado símbolo da espiritualidade dos jesuítas.
Santo Afonso Rodrigues: rogai por nós!
Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis, estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.