Jesus é aquele que faz triunfar na terra o Reino de Deus

Reflexão litúrgica: Sexta-feira, 13/10/2023,
27ª Semana do Tempo Comum

Na Liturgia desta sexta-feira, 27ª Semana do Tempo Comum, vemos na 1a Leitura (Jl 1,13-15;2,1-2), que o profeta se serve de uma figura, a invasão de gafanhotos, para descrever o Dia do Senhor, isto é, do julgamento em que Deus manifestará a verdade de cada um. Os acontecimentos caóticos da história e da natureza deveriam levar as pessoas a reexaminarem seus projetos, para que reflitam sobre o sentido da vida e da história. Para o profeta, é necessário que todo o povo se volte para o Senhor por meio da conversão, penitência e súplica de perdão.

No Evangelho (Lc 11,15-26), vemos que a ação de Jesus testemunha a chegada do Reino de Deus, pois para vencer as forças do mal é preciso ser mais forte do que ele. Mas Jesus é, ao mesmo tempo, a presença da salvação e do julgamento: quem não age com Jesus, torna-se adversário.

Recusando Jesus e o Reino de justiça que ele traz, as pessoas ficam entregues a uma alienação maior do que aquela em que se encontravam antes da sua vinda.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.