A multidão inteira se alegrava com as maravilhas que Jesus realizava

Reflexão litúrgica: segunda-feira,
30/10/23, 30ª Semana do Tempo Comum

  Na Liturgia desta segunda-feira, 30ª Semana do Tempo Comum, na 1a Leitura (Rm 8,12-17), o Apóstolo Paulo nos diz que contrapondo-se ao egoísmo, a ação do Espírito consiste em um novo tipo de relacionamento dos seres humanos entre si e com Deus: a relação de família. Agora podemos chamar Deus de Pai, pois somos seus filhos. E isso é a base para as relações sociais recompostas: o clima de família se alastra, porque todos são irmãos. A herança prometida por Deus aos que são guiados pelo Espírito consiste em participar do Reino. Mas isso implica a seriedade de um testemunho, como o de Jesus Cristo.

No Evangelho (Lc 13,10-17), vemos que o dia de sábado é expressão máxima daquilo que Jesus realiza ao curar a mulher: a comemoração da pessoa libertada. O povo se enche de alegria ao ver como o dia santificado é sinal da vida que Deus dá aos seres humanos, e não um dia de simples rituais obrigatórios pré-estabelecidos.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.