São Vilibrodo

07 DE NOVEMBRO

     Vilibrodo, inglês, nascido na  Nortúmbria,  Grã Bretanha, em 658. O pai chamava-se Wilgis e era extremamente piedoso, e deixado o século e abraçado o estado monástico, fazendo-se ermitão mais tarde. Na velhice, tendo fundado uma pequena comunidade entre o oceano e Humbert, passou a dirigi-la. Honrado entre os santos, no mosteiro de Epternach, na diocese de Tréveris,     Vilibrodo ainda não completara sete anos e já o pai o enviava ao convento de Ripon, onde ficou sob a direção de São Wilfrido e abraçou a vida monástica.

     Assim, aos vinte anos, com o consentimento do abade de Ripon, conseguiu permissão para ir à Irlanda: queria aperfeiçoar-se ao pé de Santo Egberto.

     Foi um monge beneditino, de pequena estatura, olhos profundos e vivos, mas de franzina e delicada constituição..

     Depois do insucesso da primeira missão, Vilfrido enviou à Frísia um grupo de 11 missionários, encabeçados pelo enérgico e corajoso Vilibrordo. O primeiro impacto com a região germânica teria desencorajado quem a ela tivesse chegado com outros fins que não fossem os de levar a mensagem

     Foi ordenado bispo.

     Morreu na abadia de Echternach, Luxemburgo, onde são venerados os seus restos mortais.

São Vilibrodo, rogai por nós


Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis,  estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.