21 de novembro
As Sagradas Escrituras nada dizem a respeito da Apresentação da Santíssima Virgem Maria no templo de Jerusalém. No entanto, esse acontecimento é atestado pela Sagrada Tradição e reconhecido pela Igreja Católica, que o celebra com uma festa mariana singular.
Ao celebrar essa memória, meditemos sobre a piedosíssima atitude desta celeste Menina, que se consagrou totalmente a Deus, desde a sua mais tenra idade.
Na sua Imaculada Conceição, nascida isenta de qualquer sombra de pecado, Nossa Senhora está plenamente disponível à vontade de Deus, livre para entregar-se a Ele com o impulso de um amor que não conhece demoras, obstáculos nem vicissitudes da natureza ferida pelo pecado.
Em sua pureza imaculada, resplandecente de graça, a Virgem Maria é capaz de aderir a todo bem que Deus lhe propõe e a tudo que é do Seu agrado. Sendo assim, a Santíssima Menina doa-se completamente, de modo insuperável, a não ser pelo Filho de Deus feito homem, que ela geraria em seu ventre imaculado.
São Joaquim e Santa Ana conceberam milagrosamente a pequena Maria, já que eram de idade avançada. Por isso prometeram a Deus que consagrariam a celeste Menina ao serviço do Templo.
Prodigiosamente, com apenas três anos de idade, a Virgem rogou a seus santos pais que, conforme sua promessa, consagrassem-na no Templo.
Ao chegar ao templo de Jerusalém, a santa menina se volta para os seus santos pais e, de joelhos, beija-lhes as mãos, pede-lhes a bênção e, depois, sem olhar para trás, sobe as escadarias, despedindo-se do mundo e renunciando a todos os bens que este podia lhe dar, oferece-se e consagra-se inteiramente ao Senhor e Criador de todas as coisas.
Nossa Senhora da Apresentação: rogai por nós!
Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis, estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.