Cecília era de família romana, nobre, rica e influente. Estudiosa, amava estudar musica, principalmente a sacra, filosofia e o Evangelho. Desde a infância era muito religiosa e por sua própria decisão, afastou-se dos prazeres da vida da corte para ser esposa de Cristo, pelo voto secreto de virgindade. Seus pais acertaram para ela um casamento com Valeriano, tambem da nobreza romana. Ao saber disso, Cecilia rezou pedindo proteção ao seu Anjo da Guarda, de Maria Mãe e de Deus para não romper com seu voto.
Após as nupcias, Cecilia contou ao marido que era cristã e de seu compromisso com a castidade. Disse ainda que era guardada por um Anjo. Valeriano ficou comovido com a sinceridade da esposa e prometeu tambem proteger sua pureza, mas que para isso precisava ver tal anjo. Cecilia o aconselhou a procurar o então Papa Urbano, que devido as perseguições na Igreja, estava escondido nas catacumbas. Lá, acompanhado de seu irmão Tiburcio, ouviram a pegação do Papa e ao final, se converteram e foram batizados.
Valeriano ao chegar em casa, encontrou sua esposa Cecilia de joelhos rezando e ao lado dela o Anjo da Guada. A conversão dos três chegou aos ouvidos das autoridades romanas; os três foram presos: ela em sua casa, os dois quando ajudavam sepultar os corpos dos mártires nas catacumbas. Julgados, se recusaram a negar sua fé, sendo os dois decapitados.
Cecilia foi condenada a morrer asfixiada por vapores. Após um dia e uma noite, permaneceu viva rodeada por ares frescos que surpreenderam aos carrascos. Foi determinado então que fosse decapitada. O carrasco a golpeou por três vezes e sua cabeça não se separava do corpo. Assim permaneceu por três dias, quando ao final, entregou sua alma a Deus. Muitos soldados pagãos que a isso presenciaram se converteram. Santa Cecília é celebrada como padroeira da música ( dos músicos) e do canto sacro.
ORAÇÃO:
Ó gloriosa Santa Cecília. espelho de pureza e modelo de esposa cristã. Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dilatai nosso coração para que abrasados do amor de Deus não nos desviemos jamais da salvação eterna. Por Cristo Nosso Senhor, Amém”.
Santa Cecília, Rogai por nós.
Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.