São Saturnino de Toulouse

29 de novembro

De origem grega, natural de Cartago, foi o primeiro bispo de Toulouse, numa época em que a Igreja, naquela região, tinha poucas comunidades cristãs; o numero de fiéis diminuía enquanto que nos templos pagãos se fazia filas para prestar sacrifícios a outros deuses. Saturnino iniciou sua evangelização no Egito, peregrinou pela Terra Santa  indo até Roma fazendo uma longa viagem por vales e montanhas atingindo a Gália.

Por onde andou, pregou com ardor convertendo quase todos os que encontrava ao cristianismo. Foi ele quem ordenou São Honesto e juntos foram a Espanha onde teria batizado o agora São Firmino. Depois regressou pára Toulouse. Embora houvesse um decreto do imperador proibindo e punindo com a morte quem participasse de missas ou mesmo de reuniões cristãs, Saturnino liderou os que ignoravam tal decreto.

Ele e mais 48 cristãos se encontravam celebrando uma missa num domingo. Foram presos e julgados. Certa ocasião uma multidão se encontrava reunida em torno de um altar para oferecer sacrifício a deuses pagãos, quando alguém viu  Saturnino  passando; o seguraram com a intenção de forçá-lo a idolatria, ao que o Bispo respondeu: “Conheço somente um Deus e somente a Ele oferecerei o sacrifício de louvor. Como posso temer deuses que vós próprios dizeis temerem justo a mim”? Com isto, foi amarrado ao touro que seria oferecido e arrastado pelas escadarias do capitólio, tendo pedaços de sua cabeça espalhados pelos degraus.

Seu corpo mutilado foi recolhido por duas mulheres devotas e está depositado numa igreja dedicada a ele, chamada em francês, de Saint Sermin du Taur, hoje com o nome de Nossa Senhora de Taur. São Saturnino é reverenciado principalmente na França e Espanha.

São Saturnino, Rogai por nós.

 


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.