Alimentar a fé com as novenas de Natal

Olá caro leitores!!!

O tempo do Advento e do Natal são período propícios para fiel alimentar sua fé e avaliar o ano vivido, ou seja, o quanto contribui para a evangelização e santificação das pessoas e minha pessoalmente.

Recordo quando tinha uns quatorze anos os sábados a tarde que com meus pais trocávamos as visitas com os vizinhos próximos e durante uma meia hora rezávamos a novena do natal. Confesso que nem sempre com todo aquele ânimo pois as vezes coincidia os horários da novena com os jogos de bola, e só estava liberado para o jogo de bola depois que terminasse a novena. Eram momentos divertidos e de uma riqueza imensa. Ouvi-los partilhar das leituras do livrinho da novena e dos acontecimentos da semana fazia até esquecer do jogo de futebol por alguns minutos. O momento de encontro entre as famílias proporcionaram amizades que até hoje apesar de não ter mais convivência com a grande parte das pessoas desses encontros, quando nos encontramos por alguma circunstância qualquer lembramos com alegrias os encontros das novenas.

Presépio Da Aldeia, Berço, PersonagensCelebrar as novenas de Natal é deixar Cristo adentrar nossos corações e os nossos relacionamentos de modo que a amizade já existente crie raízes que jamais secarão com o tempo, pois Cristo é vida, e vida eterna. Alimente sua fé com as novenas e experimente este ambiente onde o amor por Deus cresce naturalmente.

Compreendo que nos dias atuais é um desafio se encontrar pois os horários de trabalho e estudos nos ocupam muito. Mas busquemos uma meia horinha nos dedicar à preparação do nascimento do Menino Jesus, esforcemo-nos a fazer esta experiência de oração e partilha de vida. Viver o Natal não pode ser resumido a trocar presentes e abraços, mas sim ser presente e ser o próprio abraço de Cristo. Se neste o grupo de novena é pequeno não desanime, e sim agradeça e valoriza a participação de cada um e no ano que vem amplie o convite para a novena. Se onde mora não tem grupos de novena, crie um! Se não tem pessoas disponíveis para rezar juntos a novena onde mora, procure algum grupo que já se encontra e participe.

O importante é não deixar este tempo proposto pela Igreja passar em branco. Não espere o dia 25 de dezembro chegar somente para comer um churrasco junto com amigos e família, celebre o Natal com dignidade, com fé, com graça, com alegria e esperança! Viva o Natal e não deixe esta data passar como qualquer outro feriado, afinal de contas é o nascimento do nosso Salvador, aquele é fonte da nossa alegria, da nossa esperança e da nossa fé!

Grande abraço a todos e boa preparação para o Natal!


Vanderley Itcak, Graduado em Filosofia, Teologia, com especialização em Filosofia e Mestrado em Direito Canônico. Juiz Auditor no Tribunal Diocesano de Palmas – Francisco Beltrão PR.