“Eu sou o Senhor, teu Deus, que te seguro pela mão”

Reflexão litúrgica: quinta-feira, 14/12/2023, 2ª Semana do Advento,
Memória de São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja

 Na Liturgia desta quinta-feira, 2ª Semana do Advento, na 1a Leitura (Is 41,13-20), vemos que a realidade faz o povo se sentir pequeno e frágil, mas o povo oprimido tem sempre um defensor: o próprio Deus, aquele que fez aliança com Abraão e Jacó. Por isso, o povo não deve perder a esperança, pois o Senhor, o Deus protetor e libertador dos oprimidos e escravizados, estará sempre a seu lado para o arrancar de qualquer tipo de escravidão.

Se a água falta para os pobres e indigentes, Deus em pessoa responderá à necessidade deles, transformando agora a terra seca em rios e o deserto em jardins, um novo paraíso terrestre.

No Evangelho (Mt 11,11-15), Jesus nos diz que nenhum homem do Antigo Testamento é maior do que João Batista. Entretanto, João pertence ao Antigo Testamento, onde as profecias são anunciadas, e não ao Novo Testamento, onde elas já se realizaram. Jesus também nos fala da violência dos que se opõem à vontade de Deus ele mesmo experimentará em sua missão.

A missão de João Batista é proclamar o término do tempo de espera e o início de uma nova história, feita por pessoas novas, renovadas no Espírito de Cristo. Essa nova história flui naturalmente da antiga e é sua continuação, mas com um salto de qualidade representado pelo mistério pascal de Cristo, no qual todo fiel é inserido de modo vital.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.