Cada pessoa é um dom de Deus para fazer a diferença no universo, diferença para melhor

Reflexão litúrgica: terça-feira, 19/12/2023
3ª Semana do Advento

Na Liturgia desta terça-feira, 3ª Semana do Advento, na 1a Leitura (Jz 13,2-7.24-25a), vemos que o personagem que nascerá (Sansão), anunciado por um anjo, será um dom de Deus ao povo eleito. Deus manifesta sua força e onipotência pela escolha de instrumentos frágeis ou incapazes (esterilidade da mãe de Sansão). O menino consagrado a Deus desde o seio materno, exercerá a função de salvador do povo eleito. O quadro descrito pelo livro dos Juízes faz apenas continuar o esboço da teologia da salvação e torna-se a profecia da realidade salvífica que terá no Redentor sua plena realização.

No Evangelho (Lc 1,5-25), vemos que o nascimento extraordinário de João Batista tem não raros paralelos no Antigo Testamento e prepara a anunciação de outro nascimento, não só extraordinário, mas sobrenatural, divino: o nascimento de Jesus. Por sua incerteza na fé, Zacarias ficará mudo; Maria ao contrário, ante o grande anúncio, encontra a força de oferecer-se a Deus, como humilde, mas livre instrumento a serviço do seu plano de salvação.

Zacarias e Isabel vivem a vergonha de serem idosos e não terrem filhos. Mas é a eles que o olhar de Deus se volta: deles nascerá o profeta que vai dar fim ao tempo das promessas e preparar os caminhos do Messias libertador de todos os povos.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.