Somos a família do senhor quando cumprimos sua vontade

Reflexão litúrgica: terça-feira, 23/01/2024
3ª Semana do Tempo Comum

Na Liturgia desta terça-feira, 3ª Semana do Tempo Comum, na 1a Leitura (2Sm 6,12b-15.17-19), vemos que a arca era, por excelência, o sacramento da religião das tribos. Colocando-a em Jerusalém, Davi se serve da religião para consolidar politicamente o seu reinado. O texto, porém, mostra que a religião está acima da política e não pode ser manipulada por ela. Ao mesmo tempo, o texto deixa claro que a sacralidade da arca não impede a expressão religiosa popular, em clima de alegria e festa. Deus não se deixa manipular por estruturas e instituições por melhores que sejam; mas está sempre perto da vida do povo. Participando da religiosidade popular, Davi está se comprometendo a conduzir o povo segundo o projeto de Deus.

 No Evangelho (Mc 3,31-35), vemos que enquanto a família segundo a carne está fora, a família segundo o compromisso da fé está dentro, ao redor de Jesus. Sua verdadeira família é formada por aqueles que realizam na própria vida a vontade de Deus, que consiste em continuar a missão de Jesus.

 Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

 


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.