Evangelho Lc 2,41-51

Diz-nos a canção mariana que chama Maria de Mãe dos Caminhantes que a caminhada de volta à cidade de Jerusalém, buscando por Jesus fora angustiante ao coração da mãe do Messias adolescente.

Porém, mais que angústia, ela nos inspira a caminhada! Caminhada de busca e encontro! Caminhada em busca dAquele Bem do Coração Imaculado de Maria que é o Bem de todos os que o buscam e encontram.

A Sagrada Escritura nos apresenta poucos episódios da infância de Jesus, sendo este, o último relato antes da vida adulta do Mestre.

Um relato repleto de sentido  e que nos mostra a beleza da relação familiar tecida em Nazaré. Uma mãe e um pai que cuidam e amam, mas que respeitam seu filho na liberdade de suas descobertas, pois ao se depararem com o Menino pregando entre os doutores, guardam no Coração a resposta de que devia se ocupar das coisas do Pai que está no Céu. A Sagrada Família compreende a missão de seu jovem filho.

A Mãe guarda tudo e medita no Coração!

 Neste sábado em que a Igreja nos convida a celebrar o Imaculado Coração de Maria, peçamos à Mãe do Filho de Deus que nos ajude a guardar no coração aquilo que é essencial e buscar sempre a vontade do Senhor, como ela fez.

Neste tempo de incertezas e distanciamentos, no qual nossa caminhada “de volta à Jerusalém” é uma caminhada de volta ao nosso próprio coração que precisa de respostas e (re)encontros, inspiremo-nos em Maria!

Que os nossos corações sejam capazes de contemplar o sentido e a beleza encobertos em cada situação cotidiana e, assim, nos levem a buscar o Bem Maior de nossas Vidas que é o Senhor Jesus!