Saudação aos peregrinos que estão participando do projeto: “Ler a Bíblia por inteiro”! Em breves palavras apresentamos algumas pistas para a leitura do capítulo três do Evangelho segundo Marcos. Para facilitar o estudo dividimos em quatro partes o capítulo com 35 versículos:
3, 1-6 – Cura do homem com a mão atrofiada
Na sinagoga em dia de sábado acontece a cura do homem com a mão atrofiada. Neste contexto, o sábado é o dia sagrado e aos olhos dos doutores da lei era pecado qualquer ação que estivesse fora das regras, por isso Jesus questiona: “No sábado é permitido fazer o bem ou fazer o mal, salvar vidas ou perde-las?” Jesus revela a sua identidade para aqueles que estavam na sinagoga com o coração endurecido. Ele vem para curar os mais necessitados.
3, 7-12 – As multidões que seguem Jesus
No mar uma grande multidão seguia Jesus. Pessoas que procuram o Mestre para envolver-se no mistério: “E os espíritos impuros, quando o viam, prostravam-se diante dele e gritavam: Tu é o Filho de Deus”, como revelou a voz do céu no dia do batismo. O reconhecimento de Jesus não pode ser apoiado em milagres ou revelações espetaculares mas unicamente nos gestos e palavras de Jesus, seguindo até as ultimas manifestações, a morte e ressurreição.
3, 13-19 – Instituição dos doze
O grupo dos discípulos permanecem com Jesus e toma um rosto concreto. Jesus chama os doze para um projeto comunitário, os escolhidos são designados e constituídos os responsáveis para a missão de anunciar o reino de Deus. Os que Jesus escolheu não são puros e nem super-heróis, são homens que partilham as esperanças e os medos do seu ambiente chamados a testemunhar o amor de Deus que se manifestou em Jesus de Nazaré.
3, 20-35 – Parentes de Jesus
O encontro de Jesus com seus parentes, relatado pelo evangelista, demonstra que Jesus se sente próximo e familiar de todos os que se deixam envolver pelo seu projeto. O grau de parentesco não é titulo para fazer parte da comunidade, mas unicamente o empenho pelo projeto de Deus é um projeto que requer fidelidade até as últimas consequências.
Obrigado por acompanhar o Portal do Peregrino! Aguardamos os comentários e dúvidas sobre o capítulo três. Abraço! Até o próximo.