Marcos 11

Chegada do Messias a Jerusalém

 

Casa de oração para todos os povos.

Marcos afirma que, a partir de Betfagé e Betânia, Jesus inicia seu movimento em direção à cidade de Jerusalém. Betfagé significa lugar dos figos, Betânia é mais conhecida na tradição bíblica por ser a aldeia onde Jesus pernoitava em suas viagens, hospedando-se na casa de Maria e Marta(Lc 10,38-39).Betânia era considerada parte do território ,segundo a tradição rabínica.Ficava a sudoeste de Jerusalém, mais longe da cidade do que Betfagé, que ficava à jornada de um sábado(At1-12), ou  seja,a cerca de um quilômetro de distância. Lugares com esses representam, em nosso contexto, os subúrbios de nossas grandes cidades, cidades-dormitória, para aqueles mais pobres, despossuídos , incapazes de adquirir uma propriedade dentro dos muros, protegidos dos ataques de grupos hostis.

Jesus enviou dois de seus discípulos para buscar um jumentinho para que pudesse entrar montado na cidade. Aparentemente foi de Betânia que ele deu a ordem para que se buscasse o jumentinho. Marcos destaca que o animal não fora ainda montado por ninguém. A ordem é clara: ao serem interrogados,deveriam responder: o Senhor precisa dele! Sem duvida, o relato é pós –pascal. O querigma – Jesus como Senhor(Kyrios)- pertence à Igreja tardia,como uma elaboração cristológica  amadurecida.

O sentido do texto aponta mais para a alegre manifestação popular pela presença de alguém que inspira confiança e promove a paz. Por isso o cenário inclui carro, danças, poesia lírica.O animal é coberto de panos,o que promove certa solenidade.O Senhor pisará o solo sagrado daquela cidade, e ali se comunicará sua trajetória de sofrimento e vitória Ele, que agora entra em Jerusalém com essa procissão, só sairá dali expulso com uma cruz em suas costas.Será posto para fora como um excluído, como alguém que não pode terminar sua vida dentro da área Sagrada . Ele será condenado por um complô(Jo 62-11).

Um rei sobre um jumento que nem mesmo lhe pertence e que depois precisava devolver, um rei sem coroa sem corte etc.Seu caminho não está coberto de ricos tapetes , mas de panos velhos, as vestes de um povo empobrecido. Roupas de gente peregrina. Improvisaram galhos de arvores, folhas de palmeiras, galhos cortados na ultima hora, arrancados as presas.