Acolher a Palavra de Deus

Mt 13,1-23

 

A partir deste domingo, teremos a oportunidade de navegar por algumas parábolas de Jesus. Trata-se duma forma sutil e peculiar do Mestre para tratar de temas importantes na vida dos discípulos. A Liturgia da Palavra de hoje tem como tema central a Palavra de Deus. Através da Parábola do Semeador, o Evangelho nos apresenta os diversos modo de acolhermos a Boa Nova de Jesus em nosso coração. 

O capítulo 13 do Evangelho de Mateus é conhecido como o capítulo das parábolas. Nele, Jesus realiza uma série de discursos sobre o Reino de Deus através desse gênero literário bastante instigante. As parábolas são um recurso muito pertinente para um povo que vivia e se alimentava da tradição oral. De agora em diante, o ponto fulcral do discurso de Jesus é o mistério de Reino. Novamente, Jesus afirma que esse mistério não é revelado aos sábios e entendidos, mas aos pobres e pequeninos. (v. 11) No entanto, a resistência ao Reino de Deus não era o único problema para a comunidade de Mateus. A inconstância também é um desafio experimentado pelos discípulos de Jesus. Muitos se encantavam pela mensagem do Mestre, acolhiam a novidade do Reino, mas abandonavam o caminho. Por isso, Jesus aproveita a primeira parábola do seu discurso para falar sobre a acolhida ao Reino de Deus. Acolher a Palavra de Deus não é tão simples quanto parece. Aderir à novidade de Jesus pode ser um verdadeiro drama existencial. É preciso ter disposição, coragem e perseverança.

A Parábola do Semeador já vem acompanhada da explicação de Jesus. Daí, o imperativo do Mestre: “Quem tem ouvido, ouça!” (v. 9) O verbo grego ἀκούω (ouvir) tem um significado importante na antropologia bíblico-judaica. Ouvir indica interesse. É o desejo de se comunicar. Não é por acaso que o apóstolo Paulo afirma que a fé vem pela audição. (cf. Rm 10, 17) O drama da semente é o drama do homem moderno. Muitas vezes, somos indiferentes à Palavra de Deus. Ela parece estranha demais para nós. Não nos deixamos tocar por ela. Em outros momentos, deixamos nos levar pela emoção do momento. Até nos encantamos com a novidade de Jesus, mas temos receio das suas exigências. Contudo, existe também aquelas situações em que a Palavra de Deus amplia o nosso horizonte e transforma toda a nossa existência. Jesus está na Galileia. Mais uma vez, o Mestre nos mostra que a Palavra de Deus é dirigida a todos. Cabe a cada um o modo como irá recebê-la. Antes de tudo, Deus respeita a liberdade humana. No entanto, só é capaz de crescer e dar frutos quem se deixa fecundar pela Palavra do Senhor.