A novidade do Reino

 

Mt 13,44-52

Chegamos ao final da nossa peregrinação pelo capítulo 13 do Evangelho de Mateus. Mais uma vez, somos presenteados com três belas parábolas sobre o Reino. A Liturgia da Palavra deste domingo nos revela a grandeza da novidade de Jesus. Acolher o Reino de Deus exige uma grande audácia. É preciso abrir mão de tudo. Só quem se arrisca é capaz de experimentar as alegrias da grande novidade do Reino.

As três parábolas deste domingo são exclusivas de Mateus. Elas concluem o discurso sobre o Reino de Deus no capítulo das parábolas. Ao contrários das demais, as parábolas da liturgia de hoje são bem pequenas e não ultrapassando dois versículos. Mesmo assim, não deixam de carregar um forte significado. Pelo contrário, elas fazem uma bela amarração da temática do Reino de Deus, revelando-nos o destino daqueles que o acolhem com disponibilidade de coração. Nos domingos anteriores, vimos que o mistério do Reino não é revelado a todos, mas aos pequeninos. Agora, o Senhor lhes revela a grandeza do Reino do Deus. A Parábola do Tesouro Escondido e a Parábola da Pérola Preciosa revelam que a novidade de Jesus possui um valor incalculável. Por isso, ela deve ser abraçada e assumida antes de qualquer outra proposta. Trata-se duma realidade única pela vale a pena abrir mão de tudo. Já a Parábola da Rede Cheia de Peixes retoma a temática do domingo passado e enfatiza que a salvação é para todos. Deus não tem pressa de julgar o mundo. O Reino permite que o bem e o mal convivam juntos.

Ao longo de nossa trajetória no mundo, sempre buscamos um sentido para o nosso caminhar. A vida humana precisa de significado. Necessitamos de uma razão que justifique o nosso agir. O Evangelho deste domingo nos apresenta o Reino de Deus como essa grande realidade atribuidora de sentido. Quem compreende isso, é capaz de ressignificar toda a sua vida. (v. 52) O verbo “compreender”, em grego συνιέω, significar unir-se à uma determinada realidade com a mente. Na teologia de Mateus, ele ainda tem um sentido diferenciado. Podemos dizer que significa “prestar atenção”. O Reino de Deus dá cor, sabor e sentido à nossa existência humana. A novidade do reino, muda o nosso olhar sobre o mundo. Quem o acolhe percebe a realidade com mais alegria, encanto e esperança.  Não há outra realidade no mundo capaz de preencher o vazio do nosso coração, nosso desejo de vida e nosso anseio de realização. No entanto, saber disso não é o suficiente. É preciso prestar atenção. Dar atenção é dar importância. O Reino de Deus deve ser importante para nós. Em outras palavras, ele deve ser a nossa prioridade.