Diácono Agnaldo Pereira dos Santos fala sobre o seu ministério

No dia 10 de agosto é celebrado São Lourenço, diácono e mártir. O Diácono Permanente da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, município de Palmital – PR, Diocese de Guarapuava – PR, escreveu para o Portal do Peregrino partilhando o ministério diaconal. Acompanhe a mensagem do diácono:

Para compreender o significado do ministério diaconal, vale recordar que o diaconato é um ministério presente desde o início da formação das comunidade. Origina-se da escolha dos sete homens como afirma Atos 6,1-6 e consolida posteriormente como um degrau do sacramento da ordem. Desde o Concilio Vaticano II, a Igreja latina restabeleceu o diaconato como grau próprio e permanente da hierarquia da Igreja.

O diaconato permanente e conferido a homens casados ou celibatários que constituem um importante enriquecimento para a missão da igreja, pelo fato de viver uma dupla sacramentalidade, o ‘matrimonio e a ordem’, onde podemos afirmar: ‘a Igreja dentro da família’.

O Diácono tem um base de trabalho que é formado por três colunas: a Palavra, Liturgia e Caridade. Na diaconia da Palavra tem o oficio de proclamar o Evangelho, pregar onde quer que seja, proferir homilia e ler a sagrada escritura aos fiéis. Na diaconia da Liturgia, deve assistir ao bispo e presbítero nas celebrações, presidir o culto e orações dos fiéis, administrar o sacramento do batismo, assistir os matrimônios e abençoa-las.

Na Caridade, servir as mesas onde Cristo se faz presente nas pessoas necessitadas do pão de cada dia. Para mim é um enorme satisfação poder servir a igreja particular de Guarapuava no ministério diaconal. Na paróquia onde moro temos mas de quarenta comunidades.

A atuação do diácono na paróquia é estar acompanhando e assistindo as pequenas comunidades celebrando a palavra e distribuindo a Sagrada Comunhão, celebrando o sacramento do batismo e acompanhar as formações pastorais enquanto o pároco se dedica a celebrar a Eucaristia em outras comunidades.

Eu e minha família nos alegramos muito em sermos a igreja em nosso lar, assim podemos também catequizar as famílias porque ‘eu e minha família serviremos o Senhor’. Rezamos e pedimos ao Senhor da messe e pastor do rebanho por intercessão de São Lourenço que desperte santas vocações para servir a Igreja de Jesus Cristo.

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Palmital. Um grande abraço a todos Deus abençoe.

Diácono Agnaldo Pereira dos Santos