Achar a vida ou perdê-la

Mt 16,21-27

Caríssimos:

Jesus, no domingo passado, fez um grande elogio a Pedro. No trecho de hoje, Jesus chama Pedro de Satanás. Às vezes, custamos entender o comportamento de Jesus.

Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Pedro respondeu bem, inspirado pelo Pai. No entanto, não cabia na cabeça de ninguém, também não cabe na nossa, pensar que o Salvador, mandado pelo Deus Todo-Poderoso, tivesse que padecer torturas e ser crucificado como um criminoso.

Jesus sabia o que o esperava, no seu próximo futuro, e que seria rejeitado por parte daqueles que achavam de ter o poder na mão e não queriam perder seu prestígio e sua posição social. Era o caminho traçado. Mais uma vez o pecado e o mal pareciam vencer.

Somente Pedro percebeu apenas uma parte da fala de Jesus: padecer e morrer na cruz. Nem ligou com a frase: “e ressuscitar no terceiro dia”.

Pedro só se preocupou com os acontecimentos imediatos. Não queria perder a presença do grande operador de milagres, do amigo que tinha ensinamentos maravilhosos. Como no inicio da humanidade, quando Adão e Eva deram ouvidos ao tentador e não deram importância ao projeto de Deus.

Deus é o Deus da vida. Deus dará a vida ao Filho, que a inveja humana não reconheceu. Por isso Jesus comparou Pedro ao tentador. Queria afastar Jesus do caminho da cruz que levaria à Ressurreição. Nós queremos tudo imediato. Não sabemos esperar, nem aceitar um pouco de sofrimento. Jesus, sim, enfrentou com decisão um plano, que humanamente era inaceitável.

Quantos, especialmente nos dias de hoje, procuram viver desprezando o projeto de Deus. Deus, que fez o nosso corpo. Deu-nos sentimentos e inclinações, para facilitar o nosso relacionamento e estabelecer situações de vida.

Quem prefere seguir outras vozes, parece ter alegria e vida, mas a um certo momento sente-se vazio, insatisfeito, perturbado, angustiado, diante da perspectiva da morte.

Quem segue o mandamento de Deus, sabe controlar e orientar seus impulsos, educando assim sua personalidade. Conseguirá muita segurança em todas as circunstâncias da vida.

Queremos achar a vida ou perdê-la? Só Deus é a vida, porque Deus é amor.

Mês da Bíblia. É trazer para a nossa mente aquilo que Deus nos sugere.

É fazer da Palavra de Deus o caminho para acharmos a vida e vida em abundância.

 

Cartas Pastorais 2012
† Dom Giovanni Zerbini
Bispo Emérito da Diocese de Guarapuava