Evangelho Mt 13,36-43

Nesses últimos domingos, Jesus vem nos ensinando através de Parábolas- histórias, com o intuito de explicar o Reino de Deus.  As parábolas são uma forma, diríamos didática usada por Jesus para se fazer entender pelo povo.  Após Jesus contar a parábola do joio e do trigo para todo o povo, em seguida os discípulos se aproximam dele para que Jesus explicasse, esclarecesse melhor a parábola.

Existem aquelas pessoas que ouvem o que Jesus tem a dizer e ficam satisfeitas, já têm outras que querem uma maior compreensão, querem aprofundar a fé.  Esse texto deixa claro, a paciência de Deus para conosco. Enquanto os empregados têm a preocupação de arrancar o joio, o dono do campo que é o  nosso Deus, pede um tempo, pois arrancando o joio corria o risco de arrancar o trigo, com isso o prejuízo era certo.

Ainda tinha um problema, o joio quando cresce se assemelha muito com o trigo. Que situação a desse senhor que planta a semente de trigo na esperança de colher o fruto no tempo certo. Não imaginava que  certa noite viria  o inimigo, o  mal e lança a semente do joio para prejudicar a plantação. Esse texto da Sagrada Escritura vem nos ensinar uma coisa; o mal existe no mundo,  o inimigo está ai, tantas vezes disfarçado de amigo, de ‘’bom’’. Todo cuidado é pouco. O maligno sai à noite, na escuridão, na penumbra para não ser visto.

O nosso Deus é do dia, do direito, da justiça, das coisas claras, não usa de subterfúgio; porque Ele é o Deus do caminho, da verdade e da vida. É o Deus paciente que nos acolhe sempre quando o procuramos com o coração sincero, desejoso de receber seu perdão e sua misericórdia. O nosso Deus é o Deus da vida. Ele não faz seleção de pessoa, confia, não tem pressa, espera a hora de Deus de cada um. Nós ao contrário,  somos levados ao julgamento, a selecionar, a se achar no direito de dizer que aquele é bom ou mau.

Peçamos ao Senhor a graça de cultivarmos  em nosso coração a semente da vida, da paciência, da esperança do perdão. A semente do Reino.  Aquilo que fizermos aos outros usando a misericórdia, Deus fará conosco.