Evangelho Mt 11,20-24

O nosso Deus é paciente demais. Ele nos propõe a sua mensagem de salvação, não impõe. Por outro lado, pede de nós que sejamos reconhecidos, gratos. Lembremos os dez  leprosos, onde dez foram curados e só um voltou para agradecer o Senhor. ‘’Não foram dez os curados?’’Onde estão os outros nove? Justo um estrangeiro voltou para agradecer, ou seja, um Samaritano.

Tudo é Dom de Deus.  Esse texto do Evangelho de hoje, deixa claro o aborrecimento de Jesus  pela falta de compromisso e aceitação  para com anúncio do Reino. Num momento de decepção Jesus demonstra sua insatisfação, chegando a reclamar  por parte das cidades das quais ele passou  realizando muitos milagres e mesmo assim não se converteram.

O povo ai não seguia suas orientações.  Chegou a dizer que as cidades antigas, terão mais clemência do que Corazim e Betsaida. E não perdoou Cafarnaun-cidade que Ele adotou como morada. Em Cafarnaun foi que Jesus cura a sogra de Pedro.  Os povos dessas cidades teriam presenciado muitos milagres e mesmo assim viviam sem demonstrarem arrependimento e conversão. Viviam como se não tivesse acontecido nada.  O que aconteceu com essas cidades pode acontecer conosco. Tem um canto que diz ‘’Entre nós está e não O conhecemos,  entre nós está e nós O rejeitamos’’. E Santo Agostinho diz, ‘’tenho medo que Jesus passe e não volte’’.

Não deixemos a graça passar. Enquanto uns não aceitam o Senhor, muitos pagãos vinham de muitos lugares para ouvir o Senhor, para acolher a Boa Nova. Jesus chega até dizer que aquelas cidades que ficaram mais distantes de Deus terão mais misericórdia do que as que ouviram o anuncio da  Palavra e não mudaram de vida. O Senhor nos convida a nos deixar transformar a nossa vida e nosso agir, a sermos coerentes com os seus ensinamentos. O Espírito Santo pode nos ajudar nesse processo de conversão.  

Faz-se necessário de vez em quando parar e reconhecer as graças que recebemos de Deus que nos ama infinitamente. Deus é Pai, e nos acolhe quando sentimos que é preciso uma mudança de vida, que é necessário caminhar de acordo com os ensinamentos do Senhor. Em que momentos de sua vida você sente que Deus te cuida? Você sente fortemente a presença de Deus?  Reconhecer as falhas e seguir adiante na caminhada, tendo a certeza do perdão e da misericórdia de Deus alimentando sempre a esperança.